domingo, 15 de janeiro de 2012

É comum e é "normal": racismo na minhoca de metal

O texto abaixo foi escrito pelo amigo Paulo Rhasta, ator e produtor cultural carioca, que presenciou mais uma cena do racismo brasileiro que muito “CORDIAL” te “pede pra sair com aquele jeitinho”.

Foto feita por Paulo Rhasta na ocasião
Hoje, ao utilizar nosso transporte público, me deparei com mais uma cena do cotidiano pouco comum. Um homem, em situação de rua, de melanina acentuada, aparece andando na estação do Estácio na plataforma oposta à minha, chamando a atenção de todos que estavam ali para embarcar. Logo em seguida ouvimos pelo auto-falante os seguranças sendo acionados e imaginei na hora o porquê. Rapidamente, chegou um segurança que o abordou, com a educação que é treinado pra ter mesmo sem vontade, aquele homem que nada fazia, apenas esperava o seu transporte. Quando eu e uma senhora entendemos a situação, sem combinar, partimos para o outro lado a plataforma para saber por que aquele cidadão estava sendo convidado a ser retirado da estação.
Nos aproximamos e perguntamos ao guarda porque ele estava sendo retirado, ele nos respondeu:
- Estamos averiguando se ele pagou passagem.
- Mas ele esta dizendo que pagou e que embarcou na estação de Tomas Coelho e que está indo para Botafogo.
- Mas ele não pode transitar dentro da estação descalço.
Na mesma hora saquei minha Havaiana branquinha que estava na mochila que tinha acabado de comprar e dei para ele.
-E agora?
- Tenho que esperar meu supervisor responder seu ele pagou passagem ou não.
Na mesma hora eu e a senhora nos propusemos a pagar a passagem, mas o segurança não deixou.
Resumo da historia: perdemos três trens esperando a resposta, porque aquele homem estava sendo impedido do seu direito de ir e vir de metrô, uma resposta que não ía vir nunca. Embarcamos eu, ele e a senhora. 

Por Paulo Rhasta, dezembro de 2011. 

* Rhasta, infelizmente o racismo nos oferta cenas como essa diariamente, pouco comum mesmo é fazermos algo diante delas, sei que muitas vezes a gente se cansa, mas será sempre preciso existir aquelxs que estranham. Você e essa senhora fizeram a diferença. Somos poucxs, mas acreditar que faremos algo que modifique o Brasil da Central nos faz caminhar. Asé!

** Amigo, tive de colocar um título para postar o texto. ;)

*** O blogueiratardia é também espaço de partilhas não umbiguistas!! Amigxs, seus textos são sempre bem vindos por aqui. ;)

3 comentários:

  1. Gostei amiga, esse é nossa dia a dia que não podemos aceitar.Que preparo meu filho pra enfrentar esse dia a dia.
    Vamos fazendo a nossa parte.
    Paulo Rhasta.

    ResponderExcluir
  2. Situação lamentável.
    É impressionante essa capacidade que certas pessoas têm de se acharem melhores que outras. O pior é que isso se repete nas mais diversas situações do cotidiano...
    P.S.: Parabéns pelo blog Andressa! Bela iniciativa.
    Beijo.
    Jose Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Zé!!!A situação é de querer vomitar e segurar a onda ao mesmo tempo, sentimento difícil de explicar. Espero que as repetições findem um dia.. fogo!!
    Obrigada pelo incentivo, querido!
    Bjxs e saudade! =*

    ResponderExcluir